6/09/2010
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Linha do tempo
1984
● Lançamento da primeira linha de relógios.
● Lançamento da Baby GUESS?, linha composta de acessórios e roupas para bebês.
1988
1988
1989
● Lançamento da linha de óculos da marca.
1991
● Lançamento da GUESS Athletic, uma linha esportiva voltada para um público mais informal.
2000
● Inauguração da primeira loja GUESS? Kids, contendo ampla variedade de acessórios e roupas para crianças.
2002
● Lançamento de uma linha de lingerie e bolsas de mão.
2003
● Lançamento de uma linha calçados masculino.
2004
● Lançamento da linha feminina MARCIANO, que havia sido introduzida anteriormente com o nome GUESS Collection. A linha, composta por roupas e acessórios com preços mais caros, foi totalmente redesenhada, ganhou o novo nome e virou marca. Atualmente existem mais de 30 lojas nos Estados Unidos e Canadá.
2005
● Lançamento de seus primeiros perfumes: Guess for Women e Guess for Men, este último introduz\ido no ano seguinte.
2006
● Lançamento da linha masculina MARCIANO. A nova linha, com preços mais caros e peças mais finas, era totalmente desenvolvida e fabricada na cidade de Florença na Itália.
2007
● Lançamento da marca G by GUESS?, composta por roupas e acessórios com preço mais acessível. Atualmente existem quase 40 lojas da marca nos Estados Unidos.
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Propagandas que fizeram história
Paul Marciano é reconhecido pelo talento como estilista mas, mais que isso, pelo talento em criar campanhas publicitárias. Seus trabalhos influenciaram os rumos da propaganda e revelaram novos rostos que vieram a se tornar top models internacionais - como Eva Herzigova, Naomi Campbell, Carla Bruni (a atual primeira-dama francesa), a brasileira Adriana Lima, Claudia Schiffer e especialmente a francesa Laetitia Casta, além de atrizes como Drew Barrimore e Juliette Lewis. Até a fotógrafa alemã Ellen Von Unwerth, uma das favoritas de Paul Marciano, era pouco conhecida quando começaram a trabalhar juntos. Uma das mais marcantes campanhas da grife foi lançada em 1984 - foi a primeira vez que uma marca publicava em uma revista um anúncio com mais de dez páginas de fotos, em preto e branco, com cor apenas no logotipo, impresso em vermelho vivo. O second decade of Guess (em inglês, algo como “duas décadas de Guess”), livro lançado no vigésimo aniversário da marca, integra o acervo permanente de livros do Metropolitan, famoso museu de arte nova-iorquino, com uma compilação histórica das campanhas de Paul Marciano.
- Outra campanha polêmica aconteceu em 2004, quando a GUESS contratou a socialite Paris Hilton para ser o “rosto” da marca nas novas - e sensuais - campanhas publicitárias. A polêmica loira, herdeira da luxuosa rede de hotéis Hilton, ficou mundialmente famosa graças a vídeos indiscretos gravados pelo ex-namorado que, sabe-se lá como, foram parar na Internet, um ano antes. Por esse motivo, o ensaio fotografado por Ellen Von Unwerth provocou a ira da American Family Association, grupo norte-americano em defesa da moral e dos bons costumes, que exigiu a retirada das fotos de Paris que estavam no interior das lojas da GUESS?. Em resposta ao protesto, Paul Marciano nem se abalou: “se vocês não gostam das imagens em nossas lojas, por favor fiquem em casa. É simples assim”.
A evolução visual
Recentemente a GUESS introduziu um novo logotipo, apenas o nome da marca escrito em vermelho. A intenção é passar um ar de sofisticação para a marca. Apesar disso, o tradicional logotipo com o ponto de interrogação continua a ser utilizado nas etiquetas e em algumas ações de comunicação.
Os slogans
Adventurous. Sexy. All-American with an International flair. (GUESS)
Sophisticated. Feminine. Unapologetically sexy. (MARCIANO)
Independent. Bold. Confident. Alive. Stylish. (G by GUESS)
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Sophisticated. Feminine. Unapologetically sexy. (MARCIANO)
Independent. Bold. Confident. Alive. Stylish. (G by GUESS)
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A marca no mundo
A marca GUESS?, que começou como produtora de jeans, atualmente possuí uma grande linha de roupas e acessórios para mulheres, homens e crianças, que são vendidos em mais de 700 lojas de departamentos, outlets, Internet e catálogo, além das mais de 1.100 lojas próprias da marca localizadas em mais de 75 países, inclusive três unidades no Brasil.
- - As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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