DONUTS

Finalmente compartilharei com vocês a receita que tanta gente tem me pedido. Explicarei: Há duas semanas eu e minha irmã resolvemos ten...


Finalmente compartilharei com vocês a receita que tanta gente tem me pedido. Explicarei: Há duas semanas eu e minha irmã resolvemos tentar fazer donuts em casa no estilo americano, com direito a furinho no meio e cobertura de ganache. Postei uma foto no instagram e, desde então, todos estão vindo me pedir a receita.

Imagens do meu Instagram
Ingredientes que você precisará:


  • 14 g de fermento biológico seco
  • 1/4 xícara (60 ml) de água morna (45ºC)
  • 1 1/2 xícara (360 ml) de leite morno
  • 1/2 xícara (100 g) de açúcar
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 ovos
  • 75 g de manteiga
  • 5 xícaras (625 g) de farinha de trigo
  • 1 litro de óleo, para fritar
  • 1/3 xícara (75 g) de manteiga
  • 2 xícaras (250 g) de açúcar de confeiteiro
  • 1 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
  • 4 colheres (sopa) de água quente ou quanto necessário
Pondo a mão na massa: 


  1. Polvilhe o fermento sobre a água morna, deixe descansar por 5 minutos ou até ficar espumoso
  2. Em uma vasilha, ponha o fermento dissolvido, o leite, o açúcar, o sal, os ovos, 75 g de manteiga e a metade da farinha de trigo. Bata em velocidade baixa durante alguns minutos ou misture-os com uma colher de pau. Acrescente o restante da farinha e bata até que a massa não esteja mais grudando na vasilha. Amasse a massa com as mãos durante 5 minutos, ou até que ela fique macia e elástica. Ponha a massa em uma vasilha untada, e cubra-a. Deixe descansando em um lugar quente até dobrar de volume. A massa terá crescido o suficiente quando, ao pressioná-la com os dedos, a marca deles permaneca funda, não retornando ao ponto original.
  3. Coloque a massa numa superfície enfarinhada e, delicadamente, com um rolo, abra na espessura de 1 cm. Modele os donuts usando um cortador de donuts (ver nota) redondo enfarinhado. Retire a massa do centro de cada donut e arrume-as ao lado dos donuts (essa massa também pode ser frita, formando bolinhas de donuts) Cubra tudo com um pano e deixe que os donuts cresçam novamente até dobrarem de tamanho.
  4. Em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio. Junte o açúcar de confeiteiro e a baunilha, misture-os bem. Retire a panela do fogo e aponha a água quente nessa calda, uma colher de cada vez. Até que o açúcar de confeiteiro fique mais ralo, mas não aguado. Reserve.
  5. Em uma frigideira elétrica ou em uma panela grande, esquente o óleo a 175 ºC. Com uma escumadeira, coloque os donuts no óleo quente. Quando os donuts começarem a boiar vire-os. Frite os donuts até estarem com os dois lados corados.Tire-os do óleo e coloque-os para escorrer sobre uma grelha. Coloque uma assadeira por baixo da grelha para facilitar a limpeza. Mergulhe os donuts na calda preparada, que ainda deve estar quente e novamente deixe-os sobre uma grelha, para escorrer qualquer excesso de calda.

BIG PS: como 99% das pessoas não vão ter o cortador de donuts em casa ( como eu também não tenho ) darei a dica de usar um pote redondo para cortar o donuts e use aquele copinho medidor que vem em xarope geralmente para fazer o furo do meio da rosquinha. Usei assim e realmente deu certo!



EXTRA: COBERTURA DE GANACHE
 Derreta uma barra de chocolate em banho maria até que fique bem líquida. Retire o recipiente da água e adicione aos poucos creme de leite até que o chocolate fique escuro e homogêneo. Não deixe ficar líquido. Use creme de leite sem soro.

Espero que vocês consigam fazer também e engordem comigo!


XOXO

You Might Also Like

4 comments

  1. Aiiiiiiii que deliciiiiiia!
    vou tentar fazer e depois te conto!!!
    ;****

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta sim linda! Ficam macios e gostosos, da vontade de comer tudo de uma vez *--*

      Excluir
  2. humm, que post delicioooosoo ;9

    Muito obrigada por comentar no meu blog!
    Sempre que atualizar me mande um recado no meu blog, que virei aqui comentar! Fica mais fácil para eu não esquecer e sempre estar aqui mantendo contato! ;)

    Beeeijooos, @re_becah

    blogdareh.com.br

    youtube.com/blogdareh

    facebook.com/blogdareh

    ResponderExcluir

Oi, obrigada por comentar. Assim que eu ler o seu comentário, responderei. Caso queira entrar em contato, meu e-mail é: giiovannaluna@hotmail.com