2 Linha do tempo   1984  ●  Lançamento da primeira linha de relógios. ●  Lançamento da  Baby GUESS? , linha composta de acessórios ...



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Linha do tempo 

1984 
 Lançamento da primeira linha de relógios.
 Lançamento da Baby GUESS?, linha composta de acessórios e roupas para bebês.
1988 
 Lançamento da linha de tênis e sapatos, além da GUESS Parfum

1989 
 Lançamento da linha de óculos da marca.
1991
 Lançamento da GUESS Athletic, uma linha esportiva voltada para um público mais informal. 

2000 
 Inauguração da primeira loja GUESS? Kids, contendo ampla variedade de acessórios e roupas para crianças.

2002 
 Lançamento de uma linha de lingerie e bolsas de mão.

2003 
 Lançamento de uma linha calçados masculino. 

2004 
 Lançamento da linha feminina MARCIANO, que havia sido introduzida anteriormente com o nome GUESS Collection. A linha, composta por roupas e acessórios com preços mais caros, foi totalmente redesenhada, ganhou o novo nome e virou marca. Atualmente existem mais de 30 lojas nos Estados Unidos e Canadá. 

2005 
 Lançamento de seus primeiros perfumes: Guess for Women e Guess for Men, este último introduz\ido no ano seguinte. 

2006 
 Lançamento da linha masculina MARCIANO. A nova linha, com preços mais caros e peças mais finas, era totalmente desenvolvida e fabricada na cidade de Florença na Itália.

2007 
 Lançamento da marca G by GUESS?, composta por roupas e acessórios com preço mais acessível. Atualmente existem quase 40 lojas da marca nos Estados Unidos.
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Propagandas que fizeram história

Paul Marciano é reconhecido pelo talento como estilista mas, mais que isso, pelo talento em criar campanhas publicitárias. Seus trabalhos influenciaram os rumos da propaganda e revelaram novos rostos que vieram a se tornar top models internacionais - como Eva Herzigova, Naomi Campbell, Carla Bruni (a atual primeira-dama francesa), a brasileira Adriana Lima, Claudia Schiffer e especialmente a francesa Laetitia Casta, além de atrizes como Drew Barrimore e Juliette Lewis. Até a fotógrafa alemã Ellen Von Unwerth, uma das favoritas de Paul Marciano, era pouco conhecida quando começaram a trabalhar juntos. Uma das mais marcantes campanhas da grife foi lançada em 1984 - foi a primeira vez que uma marca publicava em uma revista um anúncio com mais de dez páginas de fotos, em preto e branco, com cor apenas no logotipo, impresso em vermelho vivo. O second decade of Guess (em inglês, algo como “duas décadas de Guess”), livro lançado no vigésimo aniversário da marca, integra o acervo permanente de livros do Metropolitan, famoso museu de arte nova-iorquino, com uma compilação histórica das campanhas de Paul Marciano.




- Outra campanha polêmica aconteceu em 2004, quando a GUESS contratou a socialite Paris Hilton para ser o “rosto” da marca nas novas - e sensuais - campanhas publicitárias. A polêmica loira, herdeira da luxuosa rede de hotéis Hilton, ficou mundialmente famosa graças a vídeos indiscretos gravados pelo ex-namorado que, sabe-se lá como, foram parar na Internet, um ano antes. Por esse motivo, o ensaio fotografado por Ellen Von Unwerth provocou a ira da American Family Association, grupo norte-americano em defesa da moral e dos bons costumes, que exigiu a retirada das fotos de Paris que estavam no interior das lojas da GUESS?. Em resposta ao protesto, Paul Marciano nem se abalou: “se vocês não gostam das imagens em nossas lojas, por favor fiquem em casa. É simples assim”.



A evolução visual






Recentemente a GUESS introduziu um novo logotipo, apenas o nome da marca escrito em vermelho. A intenção é passar um ar de sofisticação para a marca. Apesar disso, o tradicional logotipo com o ponto de interrogação continua a ser utilizado nas etiquetas e em algumas ações de comunicação. 








 Os slogans 


Adventurous. Sexy. All-American with an International flair. (GUESS)
Sophisticated. Feminine. Unapologetically sexy. (MARCIANO)
Independent. Bold. Confident. Alive. Stylish. (G by GUESS)
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A marca no mundo

A marca GUESS?, que começou como produtora de jeans, atualmente possuí uma grande linha de roupas e acessórios para mulheres, homens e crianças, que são vendidos em mais de 700 lojas de departamentos, outlets, Internet e catálogo, além das mais de 1.100 lojas próprias da marca localizadas em mais de 75 países, inclusive três unidades no Brasil.





- - As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).


Thainá *-* 












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